O índice de sentimento do consumidor nos Estados Unidos, medido pela Universidade de Michigan, apresentou melhora em dezembro, alcançando 74 pontos ante os 71,8 registrados em novembro. O resultado superou as expectativas de analistas consultados pela FactSet, que projetavam um avanço mais moderado para 73,2. Essa evolução sinaliza uma percepção mais otimista dos consumidores em relação à economia.
No entanto, a pesquisa também revelou uma elevação nas expectativas de inflação para os próximos 12 meses, que subiram de 2,6% em novembro para 2,9% em dezembro. Esse aumento pode refletir preocupações persistentes sobre o impacto dos preços em alta no curto prazo, mesmo com esforços para conter as pressões inflacionárias.
Em contrapartida, as expectativas de inflação no horizonte de cinco anos tiveram leve recuo, passando de 3,2% para 3,1%. A queda sugere que, apesar das tensões imediatas, os consumidores mantêm um grau de confiança na estabilização dos preços no longo prazo, um fator positivo para o planejamento econômico.