O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que há total intenção de colocar em votação e aprovar tanto o pacote fiscal do governo quanto o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025. A sessão do Congresso marcada para esta quinta-feira, 19, foi cancelada, pois a única proposta pendente de votação é a proposta orçamentária, que depende, antes, da aprovação do pacote de contenção de gastos. A decisão de adiar foi tomada considerando a necessidade de vinculação entre ambos os itens, com a expectativa de que o pacote fiscal seja analisado primeiro.
Para viabilizar a votação, Pacheco planeja uma sessão semipresencial do Senado nesta quinta, a fim de deliberar sobre as medidas fiscais. A votação do PLOA pode ocorrer logo após essa reunião, na sexta-feira, 20, ou até no sábado, 21. O presidente do Senado destacou que, embora a pauta deva ser conduzida pelas lideranças e pelo relator da Comissão Mista de Orçamento, ele tem a intenção de garantir a aprovação tanto do pacote fiscal quanto do orçamento anual.
Além disso, Pacheco pediu aos senadores que se empenhassem para concluir a pauta de projetos que estava prevista para hoje, a fim de permitir a dedicação à votação das medidas fiscais. Se os projetos forem finalizados ainda hoje, a sessão semipresencial poderia ser marcada para amanhã, com a intenção de votar o pacote de corte de gastos que virá da Câmara, com a expectativa de que a aprovação do PLOA ocorra ainda neste mês.