O Senado brasileiro aprovou, por 43 votos a favor e duas abstenções, a indicação de Maria Izabel Vieira para o cargo de embaixadora do Brasil na Eslovênia. A próxima fase do processo será a nomeação pela Presidência da República. A diplomata já se destacou por sua atuação em diversos postos, como em Genebra, Assunção e Roma, e atualmente é cônsul-geral em Houston, nos Estados Unidos.
Durante a sabatina, Maria Izabel destacou como prioridade a diversificação das exportações brasileiras para a Eslovênia, atualmente dominadas por farelo de soja, café em grão e minério de ferro. Ela também mencionou o potencial da Eslovênia para ser uma porta de entrada para o hidrogênio verde na Europa, uma fonte de energia com baixo impacto ambiental que tem ganhado atenção internacional.
As relações diplomáticas entre Brasil e Eslovênia tiveram início após a independência da Iugoslávia, em 1991. A Eslovênia, com uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes, ocupa uma área similar à do estado de Sergipe. A diplomacia brasileira busca fortalecer essa parceria, especialmente nas áreas de comércio e energia sustentável.