O Plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (10), a indicação de Daniella Xavier Cesar para chefiar a embaixada do Brasil no Senegal. A diplomata também acumulará a função com a representação brasileira na República da Gâmbia. A aprovação contou com 45 votos a favor, um voto contrário e uma abstenção. A indicação já havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) no mês de novembro, com parecer favorável do relator, senador Chico Rodrigues (PSB-RR).
Durante a sabatina na CRE, Daniella Xavier Cesar destacou a importância dos laços históricos e culturais entre o Brasil e os países africanos, além de demonstrar otimismo em relação ao aumento das exportações brasileiras, especialmente no setor de agronegócios, para Senegal e Gâmbia. A diplomata também mencionou o impacto potencial da produção de petróleo e gás no Senegal para ampliar as oportunidades de exportação de produtos e serviços brasileiros.
Com uma carreira diplomática iniciada em 1997, Daniella Xavier Cesar tem vasta experiência internacional, especialmente na África, onde atuou entre 2016 e 2022 nas embaixadas do Brasil na África do Sul e na Tanzânia. Além disso, entre 2012 e 2016, foi conselheira na embaixada do Brasil em Lisboa. Formada em História, com mestrado na área de História da Política Externa, ela ocupa atualmente o cargo de coordenadora-geral de Patrimônio e Acervos no Itamaraty.