O Senado dos Estados Unidos aprovou, na madrugada de sábado, um projeto de lei que visa evitar uma paralisação dos serviços públicos no início do mandato de Donald Trump em 2025. A proposta foi aprovada por 85 votos a favor e 11 contrários e agora segue para a sanção do presidente Joe Biden. O projeto busca estender o financiamento do governo até 14 de março de 2025, além de alocar recursos significativos para ajudar estados afetados por desastres naturais e agricultores. O prazo para evitar a paralisação, conhecida como “shutdown”, expirava na sexta-feira anterior à votação.
Entre as medidas incluídas na legislação estão 100 bilhões de dólares para estados impactados por desastres e 10 bilhões de dólares para o apoio a fazendeiros, embora o texto não tenha aprovado o aumento do teto da dívida, uma questão que continua a ser um desafio no Congresso. O projeto também visa garantir o funcionamento contínuo dos serviços essenciais, evitando que uma paralisação afete setores como a aplicação da lei e os parques nacionais, além de impedir a suspensão dos salários de milhões de funcionários federais. Empresas, como as do setor de viagens, alertaram que uma interrupção desses serviços poderia resultar em perdas significativas.
O projeto de lei, que passou por modificações após críticas de figuras públicas, agora se alinha com um plano bipartidário abandonado anteriormente. Alguns itens, como a limitação de investimentos na China, foram removidos da proposta, após controvérsias sobre seus impactos. Embora o projeto tenha sido aprovado com amplo apoio, questões econômicas ainda precisam ser resolvidas, como o elevado endividamento do governo federal, que ultrapassa os 36 trilhões de dólares. O Congresso precisará agir rapidamente para autorizar novos empréstimos no ano que vem.