O seminário “Atendimento em Saúde para Pessoas Surdocegas: como proceder?” acontecerá nesta sexta-feira (6), das 8h às 17h, no auditório da biblioteca da Univasf, em Petrolina, Pernambuco. O evento é voltado para estudantes, professores e profissionais da área da saúde, com o objetivo de aprofundar conhecimentos teóricos e práticos sobre o atendimento a pessoas com deficiência auditiva e visual. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até quinta-feira (5) por meio de um formulário eletrônico.
A programação do seminário inclui uma mesa de abertura pela manhã, seguida de uma palestra sobre como proceder no atendimento de pessoas surdocegas, conduzida pela professora Ana Rosa Aroucha (UPE). À tarde, será realizada uma roda de conversa com pessoas surdocegas de Petrolina, que compartilharão suas experiências relacionadas ao acesso e assistência em saúde. A organização do evento é do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf.
A proposta do seminário surgiu da disciplina “Psicologia da Pessoa com Deficiência”, ministrada pela professora Karla Danielle Luz, que percebeu a falta de aprofundamento sobre o tema nos cursos de graduação. A ideia de realizar o evento foi motivada pela experiência de uma aluna que se mostrou impactada ao descobrir que o tema seria abordado apenas uma vez durante o curso. O seminário visa, assim, sensibilizar profissionais e estudantes para as necessidades específicas de atendimento das pessoas surdocegas.