Após terminar 2023 fora do top 10, a seleção brasileira feminina de futebol subiu quatro posições e encerrou 2024 em sétimo lugar no ranking da FIFA. A boa campanha da equipe, liderada por atletas como Marta e Gabi Portilho, reflete o desempenho positivo durante a temporada, incluindo a conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris e a classificação para a final da Copa Ouro da Concacaf. Nas duas competições, o Brasil foi superado pelas seleções dos Estados Unidos, líderes do ranking mundial.
O Brasil, que já ocupou a segunda posição em 2009, terminou o ano com 13 vitórias, três empates e quatro derrotas em 20 partidas disputadas. A equipe, comandada por Arthur Elias, mantém como objetivo continuar sua evolução, especialmente com a Copa do Mundo de 2027 a ser realizada no país. A liderança do ranking foi retomada pelas norte-americanas após uma eliminação precoce no Mundial de 2023, mas a conquista da medalha de ouro olímpica alavancou a pontuação da equipe.
A lista das dez melhores seleções do mundo inclui, além do Brasil, países como Espanha, Alemanha, Inglaterra e Suécia, enquanto a França, pela primeira vez, saiu do top 10. Com a inclusão de Gibraltar, o ranking agora conta com 195 seleções. Entre as equipes que mais avançaram estão Polônia, Belarus e Indonésia, além de países como Arábia Saudita e Cabo Verde, que alcançaram suas melhores classificações históricas.