O Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, destacou a importância de uma consulta estreita entre os EUA e Israel sobre os eventos em andamento na Síria. Em uma conversa com o Ministro da Defesa israelense, Israel Katz, Austin afirmou que os Estados Unidos estavam monitorando de perto a situação no país árabe e apoiavam uma transição política pacífica e inclusiva. Além disso, os EUA continuam comprometidos com a missão de evitar que o grupo militante Estado Islâmico retome um refúgio seguro na Síria.
A queda do regime de Bashar al-Assad foi marcada por um avanço rápido dos rebeldes sírios, liderados por Abu Mohammed al-Jolani, que resultou na fuga de Assad do país. Esse momento de instabilidade gerou um aumento na atividade militar, com ataques aéreos israelenses que destruíram grande parte dos estoques de armas estratégicas sírias. A situação tem atraído a atenção internacional, enquanto se busca uma solução para a estabilização da Síria pós-Assad.
Além dos temas relacionados à Síria, a conversa entre Austin e Katz também abordou questões humanitárias, com Austin instando Israel a melhorar as condições na Faixa de Gaza, onde o conflito com o Hamas gerou uma crise humanitária significativa. O ataque militar israelense à Gaza, iniciado em 2023, resultou em grande número de vítimas e deslocamento em massa, o que levantou preocupações internacionais sobre as consequências humanitárias do conflito.