A Secretaria de Saúde do Distrito Federal alertou sobre o aumento da proliferação do mosquito da dengue com as chuvas e divulgou uma receita simples para criar um difusor de citronela, que ajuda a afastar os insetos, incluindo o Aedes aegypti. A citronela, com aparência semelhante ao capim santo, tem um aroma agradável que é eficaz para repelir os mosquitos. No entanto, a Secretaria reforça que o difusor não substitui as ações preventivas, como a eliminação de focos de água parada.
A receita sugerida utiliza ingredientes acessíveis, como um ramo de citronela fresca, álcool etílico hidratado e alguns materiais simples, como palitos de churrasco e frascos de vidro. O processo consiste em cortar a citronela, colocar o ramo no álcool e deixar o composto descansar por sete dias, agitando diariamente. Após o período, o líquido é transferido para frascos menores, que devem ser usados para distribuir o difusor nos ambientes.
Além de ser uma opção prática e segura para combater os mosquitos, o uso do difusor se soma às orientações gerais de prevenção da dengue, como evitar o acúmulo de água. A Secretaria de Saúde do DF também lembra que a criação de medidas complementares, como o uso de repelentes e telas de proteção, deve ser mantida para garantir a eficácia na prevenção da doença.