A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, em parceria com a Assembleia Legislativa, realizou um seminário para discutir a violência obstétrica, destacando os avanços trazidos pela criação da Lei Melissa. Durante o evento, foi lançada uma cartilha informativa, que visa orientar gestantes sobre o tema, oferecendo dicas e informações sobre os direitos das mulheres no processo de gestação e parto.
A programação do seminário incluiu duas rodas de conversa sobre temas importantes: Perda Gestacional, com foco nos aspectos do cuidado e do apoio legal, e Violência Obstétrica, abordando indicadores, formas de prevenção e a legislação vigente sobre o assunto. O evento teve como objetivo promover uma maior conscientização sobre os direitos das mulheres e melhorar a qualidade do atendimento durante o parto.
Angela Maria Blat Ortiga, diretora da Atenção Primária no Estado, ressaltou a importância de garantir a proteção e o respeito aos direitos das mulheres, especialmente em momentos tão sensíveis como a gestação e o parto. A iniciativa visa a promoção de um atendimento mais humanizado e seguro, com o intuito de prevenir abusos e garantir a dignidade das gestantes.