Com a classificação para a fase de grupos da Libertadores já garantida, o São Paulo planeja entrar em campo com uma equipe reserva na última rodada do Campeonato Brasileiro, que acontece neste domingo contra o Botafogo. A decisão visa preservar os jogadores mais desgastados fisicamente, conforme o técnico Luis Zubeldía, que tem priorizado a recuperação dos atletas. Durante o treino desta sexta-feira, realizado no CT da Barra Funda, o treinador dividiu o elenco em dois grupos para atividades de mobilidade, exercícios físicos e um treino de posse de bola, além de um coletivo com espaço reduzido.
O centroavante Calleri, que está fora das últimas partidas devido a dores na coxa esquerda, deve mais uma vez ser desfalque. O jogador segue em tratamento intensivo e a prioridade agora é sua preparação para a próxima temporada. Com isso, André Silva segue como a principal opção para comandar o ataque no confronto contra o Botafogo. A partida representa uma oportunidade para Zubeldía observar os atletas com menor tempo de jogo, testando-os em um duelo decisivo no Engenhão.
No Campeonato Brasileiro, o São Paulo ocupa atualmente a sexta posição com 59 pontos, mas vem enfrentando uma queda no desempenho nas últimas rodadas. A equipe não vence há cinco jogos, com um empate e quatro derrotas nas últimas partidas. O último triunfo da equipe foi em 9 de novembro, quando venceu o Athletico-PR por 2 a 1. Desde então, o time empatou com Red Bull Bragantino e Atlético-MG e sofreu derrotas para Grêmio e Juventude.