Os postos de vacinação da cidade de São Paulo estão sem doses do imunizante contra a Covid-19 desde a manhã de quarta-feira, 4 de dezembro, conforme informações do portal De Olho na Fila, mantido pela administração municipal. A falta de vacinas afeta a continuidade da imunização, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que dependem de novos lotes enviados pelo Ministério da Saúde.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o Ministério da Saúde enviou um lote com 60 mil doses para a cidade em outubro, mas que o município aguarda repasses adicionais para dar continuidade à vacinação. A nota também destaca que o Programa Municipal de Imunizações solicita semanalmente as doses necessárias para atender à demanda da capital.
Recentemente, o Ministério da Saúde anunciou que receberá mais de 8 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até a primeira quinzena de dezembro. Além disso, novas doses contra a variante JN.1 devem ser entregues após a aprovação da Anvisa. O Governo Federal informou que as vacinas serão distribuídas conforme a demanda e capacidade de armazenamento dos estados, com previsão de entrega até 2026.