O Santos passa por uma reestruturação após a conquista da Série B do Campeonato Brasileiro, com alguns jogadores importantes deixando o clube. O atacante venezuelano Otero, destaque na campanha de acesso, não permanecerá na equipe após a chegada do técnico Pedro Caixinha, que optou por não contar com o jogador. Otero, que estava em vias de renovar seu contrato até 2025, acertou sua transferência para o Nacional do Uruguai, clube com o qual assinou por duas temporadas.
Além de Otero, o Santos também perdeu o zagueiro Luiz Gustavo, que foi anunciado pelo Goiás. Luiz Gustavo teve uma trajetória sólida no clube, com mais de 160 jogos disputados pela equipe. A saída dos dois jogadores faz parte do processo de reconfiguração do elenco promovido pela nova gestão, que busca ajustar o time para a volta à elite do futebol brasileiro.
Outro jogador em negociação é o defensor Jair, que tem seu nome vinculado ao Botafogo. O clube carioca demonstrou interesse no zagueiro e estaria disposto a incluir jogadores como Tiquinho Soares e Danilo Barbosa em uma possível troca. O Santos, que já perdeu algumas peças-chave, agora avalia novas movimentações para fortalecer o elenco e dar seguimento ao projeto para a temporada de 2024.