Santos, cidade no litoral de São Paulo, foi selecionada para integrar o Programa Envelhecer nos Territórios, do Governo Federal, devido à significativa população idosa, que representa mais de 25% da sua população, segundo o IBGE. O programa visa analisar as condições de vida da população com 60 anos ou mais e orientará políticas públicas voltadas para este público. A pesquisa será realizada ao longo de 12 meses, abrangendo 4,5 mil moradores de cinco bairros da cidade.
A pesquisa será conduzida por 32 agentes capacitados, que passaram por treinamento teórico e prático. Entre os temas abordados durante a capacitação estão o envelhecimento da população negra, saúde bucal e atividade física, além da importância do território social. Esses agentes têm como missão ouvir a comunidade local, identificar as principais necessidades dos idosos e coletar dados que serão utilizados para aprimorar as políticas públicas voltadas para essa faixa etária.
O programa é promovido pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas Idosas, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Atualmente, a pesquisa está em andamento em 43 cidades de 12 estados, com mais de 87 mil pessoas entrevistadas e 390 agentes em operação. A ação também busca identificar e solucionar violações de direitos dos idosos, contando com o apoio de órgãos públicos e entidades locais.