Santa Catarina sedia, nesta quarta e quinta-feira, o Encontro Regional Sul e Sudeste do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), realizado em Florianópolis. O evento ocorre no auditório do Hotel Canto da Ilha e reúne representantes de sete estados para discutir temas relevantes à Política de Assistência Social, abordando também demandas específicas das regiões Sul e Sudeste do Brasil. A organização do encontro é do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/SC) e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família.
O evento começou com uma mesa sobre a formação política da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a perspectiva da Educação Popular, com a participação da Dra. Maria Luiza Rizotti. A programação inclui também oficinas que abordam temas como a proteção social frente à migração, políticas de trabalho, emprego e renda, o Suas e o Sistema de Justiça, além de mudanças climáticas e proteção social, entre outros tópicos relevantes para a área.
O presidente do CNAS, Edgilson Tavares de Araújo, destacou a importância do evento como um espaço de escuta ativa, visando a discussão das demandas locais e regionais. Através dessas discussões, espera-se criar estratégias para fortalecer o Suas, respeitando as especificidades de cada região, com reflexos tanto para o cenário estadual quanto nacional. Além de Santa Catarina, o encontro conta com a participação de representantes dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.