Nos últimos dias, Santa Catarina tem sido impactada por fortes chuvas, que causaram alagamentos e deslizamentos de terra em diversas cidades. A Defesa Civil estima que mais de 1,3 mil pessoas foram afetadas em 25 municípios, sendo que as áreas mais atingidas estão localizadas no Norte do estado, incluindo Joinville, Araquari e São Bento do Sul, onde os alagamentos afetaram diversas famílias e algumas localidades precisaram de abrigos temporários. A cidade de Rio Negrinho permanece em alerta devido ao nível crescente dos rios.
A região da Serra também sofreu com as intensas chuvas, principalmente em Lages, onde o transbordo de rios e deslizamentos isolaram algumas áreas, comprometendo diversas residências. No Oeste, o município de Caçador registrou alagamentos que atingiram mais de 1,3 mil pessoas, enquanto outras cidades como Fraiburgo e Xanxerê tiveram problemas pontuais. Em algumas regiões do estado, como Dionísio Cerqueira e Princesa, ainda há risco de mais danos, com estradas e pontes sendo avaliadas.
A previsão meteorológica para esta terça-feira (10) indica que a chuva se concentrará mais nas áreas litorâneas de Santa Catarina, com riscos reduzidos de grandes transtornos nas demais regiões. Apesar de algumas melhorias nas condições climáticas, a Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos em áreas afetadas pelas chuvas anteriores. A previsão também aponta a chegada de uma nova frente fria na sexta-feira (13), com maiores volumes de chuva esperados para o fim de semana.