A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) solicitou o uso consciente de água nas cidades de Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente, no litoral paulista, após fortes chuvas prejudicarem os sistemas de produção de água da região. Segundo a companhia, as chuvas provocaram a chegada de materiais nos rios, o que comprometeu a qualidade da água bruta e causou entupimentos nas captações, dificultando o abastecimento pleno.
De acordo com a Sabesp, essas condições afetaram principalmente a produção de água em algumas cidades, sendo que Mongaguá foi a única que não registrou os maiores acumulados de chuva nas últimas 12 horas, em comparação com outras áreas do estado. A previsão é que o abastecimento seja normalizado até terça-feira (24), mas até lá a companhia pede que a população use a água de forma responsável.
Para minimizar os impactos da situação, a Sabesp está adotando diversas medidas operacionais, como manobras entre sistemas e a otimização de reservatórios. Além disso, a companhia mantém canais de atendimento disponíveis 24 horas para orientações sobre o uso consciente da água, por meio do telefone 0800-055-0195 ou WhatsApp no número (11) 3388-8000.