Ronaldo Fenômeno revelou em entrevista sua intenção de se candidatar à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e iniciou uma campanha para conquistar o apoio necessário. Para formalizar sua candidatura, ele precisa do apoio de pelo menos quatro federações estaduais e quatro clubes, o que o levará a viajar pelo Brasil para se apresentar como candidato e conversar com presidentes de federações e clubes. O ex-jogador afirmou que seu principal objetivo é devolver ao futebol brasileiro o respeito mundial e reverter a atual situação da Seleção Brasileira, tanto dentro quanto fora de campo.
Atualmente atuando como empresário, Ronaldo se prepara para vender o Real Valladolid, clube espanhol que possui, para se dedicar integralmente à campanha. Ele enfatizou que está motivado e 100% preparado para o desafio, destacando a importância de uma gestão próxima a ex-atletas e lendas do futebol, visando tornar a CBF uma das instituições mais respeitadas do país. O ex-jogador também se comprometeu a apresentar propostas concretas para melhorar o futebol brasileiro.
A candidatura de Ronaldo tem gerado discussões entre figuras do futebol. Personalidades como Dunga e Kaká manifestaram a necessidade de avaliar as propostas de Ronaldo antes de se posicionarem, enquanto Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, já se declarou favorável à sua candidatura. A eleição para a presidência da CBF deve ocorrer entre março de 2025 e março de 2026, e contará com um sistema de votos ponderados, onde as federações e clubes terão diferentes pesos de voto, conforme a divisão das categorias do futebol brasileiro.