Roma está se preparando para o Jubileu da Igreja Católica, marcado para 2025, com grandes investimentos em infraestrutura e renovação urbana. A cidade recebeu quase 2 bilhões de euros, que financiaram 87 canteiros de obras em toda a capital. Entre as principais melhorias estão a reabertura da Praça Navona, a revitalização da Fontana di Trevi, e a instalação de novas iluminações nos monumentos históricos, como a Domus Aurea. Além disso, a cidade está adotando práticas sustentáveis nas decorações de Natal e do Jubileu, alinhando-se aos princípios ambientais do Papa Francisco.
O Jubileu de 2025, que começará na véspera de Natal, será um evento religioso de grande magnitude, com a promessa de indulgência plenária, ou perdão dos pecados, para os participantes. Durante o ano, serão realizados vários eventos, incluindo um encontro ecumênico pela paz e o Jubileu da comunidade LGBTQIA+, uma novidade em relação a edições anteriores. O Jubileu de 2025 também marca o 25º aniversário do último Jubileu, iniciado por Papa João Paulo II em 2000, e promete atrair milhões de peregrinos e turistas de todo o mundo.
Além dos aspectos religiosos, o Jubileu terá um forte impacto cultural, com a renovação de diversas áreas da cidade e a expectativa de que cerca de 32 milhões de visitantes passem por Roma em 2025. O consulado do Brasil na Itália já se prepara para o grande fluxo de brasileiros, com a distribuição de cartilhas informativas sobre os serviços disponíveis, incluindo saúde pública. A cidade se prepara, assim, para ser não apenas um centro espiritual, mas também um ponto de encontro cultural de dimensões globais.