Roma está se transformando para receber o Jubileu de 2025, um evento religioso que atrai milhões de visitantes a cada 25 anos. Para isso, a cidade está passando por intensas reformas e investimentos de cerca de 4,8 bilhões de euros, com mais de 600 projetos em andamento. O objetivo é preparar os monumentos históricos, como a Fontana di Trevi, que ficou mais de três meses em reforma, além de outros prédios e avenidas que também passaram por melhorias para receber turistas e fiéis durante o Ano Santo.
O Jubileu de 2025 terá início com a abertura da Porta Santa pelo Papa Francisco, na véspera de Natal, e seguirá até janeiro de 2026. Durante esse período, Roma espera um fluxo de 32 milhões de visitantes, incluindo cerca de 250 mil peregrinos brasileiros. O evento, que carrega um significado religioso profundo, também se destaca pela sua abrangência cultural, com destaque para um encontro ecumênico pela paz e um Jubileu dedicado à comunidade LGBTQIA+, previsto para setembro de 2025.
Além das celebrações religiosas, o Jubileu de 2025 será uma oportunidade para os turistas vivenciarem a cidade por meio de seus pontos turísticos e sua gastronomia. Com um aumento no número de visitantes, o Consulado-Geral do Brasil em Roma orienta os brasileiros sobre cuidados essenciais, como validade de passaportes e seguro-viagem. Roma, assim, reforça seu papel como um destino global, onde fé, cultura e lazer se entrelaçam de forma única.