O rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo será suspenso a partir de segunda-feira, 23 de dezembro, em razão das festas de fim de ano e das férias escolares. A liberação vai até o dia 13 de janeiro de 2025, quando as restrições de circulação voltam a ser aplicadas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que, durante esse período, apenas os veículos pesados, como caminhões, continuarão sujeitos ao rodízio e às outras restrições, como a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).
A suspensão do rodízio abrange os veículos de passeio, mas os caminhões e os veículos de fretamento continuam com as restrições de circulação, conforme as normas estabelecidas. O rodízio de placas para veículos pesados e as demais zonas de restrição, como ZMRC e ZMRF, seguem vigentes durante o período de suspensão do rodízio para os carros de passeio. O funcionamento normal das restrições será retomado em 13 de janeiro de 2025.
Os motoristas que não respeitarem as normas de trânsito e circularem em locais e horários proibidos estarão sujeitos a uma infração de trânsito de nível médio, com multa de R$ 130,16 e acréscimo de 4 pontos na carteira de habilitação. O rodízio de veículos vale para o Minianel Viário da cidade, entre 7h e 10h pela manhã e entre 17h e 20h à tarde. A CET reforça a importância do cumprimento das regras para a organização do tráfego na capital paulista.