Em Manaus, o Rio Negro atingiu o nível de 15,54 metros na sexta-feira (13), após subir 1,13 metros durante o mês de dezembro. Este aumento é significativo, pois marca a primeira vez que o rio ultrapassa a marca dos 15 metros após ter enfrentado uma das maiores secas da história. O ponto mais baixo do rio, em 2023, foi de 12,11 metros, o que representou a seca mais severa em mais de 120 anos de medições. Durante este período, a seca causou a formação de bancos de areia na orla e levou ao fechamento da Praia de Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Manaus.
Com a recente elevação do nível das águas, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) anunciou que a cidade de Manaus já não está mais em fase de seca extrema. Em novembro, o Rio Negro subiu mais de dois metros, e agora, em dezembro, o nível tem aumentado a uma média de 0,08 cm por dia. Se esse ritmo de subida se mantiver, a Praia de Ponta Negra poderá ser reaberta até o final do mês, já que a interdição foi determinada por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que estabelece a suspensão de atividades turísticas no local quando o nível do rio atinge os 16 metros.
A reabertura da praia é uma boa notícia para os moradores e turistas da cidade, pois o ponto turístico ficou fechado por semanas devido aos baixos níveis do rio. Além disso, a normalização do nível das águas também permitiu o retorno de navios cargueiros ao Porto de Manaus, após quase 70 dias sem atracagem devido à seca severa. A prefeitura de Manaus está acompanhando de perto a evolução do nível do rio e poderá liberar o acesso ao balneário assim que as condições de segurança para os banhistas estiverem garantidas.