As balsas responsáveis pelos fogos de artifício do Réveillon de Copacabana foram vistoriadas e aprovadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Civil. A cidade espera receber cerca de 2,5 milhões de pessoas na famosa praia, que contará com shows de grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Anitta, além da tradicional queima de fogos. A segurança do evento é garantida através de rigorosas inspeções nas balsas, verificando detalhes como distanciamento entre os artefatos e conformidade com o layout previamente aprovado.
As balsas, atualmente atracadas na Ilha do Governador, na zona norte do Rio, serão transferidas para a orla de Copacabana antes da virada do ano. O espetáculo de fogos terá duração de 12 minutos e será acompanhado por um balé de lasers e música brasileira e internacional. Além de Copacabana, outros pontos da cidade, como a Praia do Flamengo e a Igreja da Penha, também terão shows pirotécnicos, com um total de 55 atrações musicais em 13 palcos espalhados pela cidade.
A segurança dos shows de Réveillon não se limita a Copacabana. A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros estão avaliando e vistoriando projetos de pirotecnia em 21 municípios do estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de evitar acidentes. Eventos privados, como festas em hotéis e clubes, também estão sendo fiscalizados para garantir que as queimas de fogos sejam realizadas apenas com a devida autorização. Caso contrário, os responsáveis podem ser multados, ter o material apreendido e responder criminalmente.