A concessionária RIOGaleão, responsável pelo aeroporto internacional Tom Jobim, projeta um aumento de 13% no número de passageiros durante as festas de fim de ano em relação a 2023, com a expectativa de receber mais de 600 mil pessoas até o dia 2 de janeiro de 2024. Estão previstos 2.549 voos domésticos e 1.187 internacionais, totalizando 3.736 decolagens e pousos, um incremento de 10% no fluxo de voos. Entre os destinos nacionais mais procurados estão São Paulo, Recife, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte, enquanto Buenos Aires, Santiago, Paris, Miami e Lisboa lideram as preferências internacionais.
Para a alta temporada, que vai de 15 de dezembro a 31 de março, a previsão é de que o Galeão receba mais de 5 milhões de passageiros, representando um aumento de 27% em comparação ao mesmo período de 2023. Nesse período, deverão ser realizados 32 mil voos, tanto domésticos quanto internacionais. Além disso, o aeroporto deve fechar o ano de 2024 com o melhor dezembro da sua história, com expectativa de que janeiro de 2025 registre a maior oferta de voos internacionais da história do Rio de Janeiro.
Para atender ao crescente fluxo de passageiros, a concessionária adotou uma série de medidas, incluindo a utilização de até 8 posições para aeronaves no Terminal 1. No Terminal 2, serão instalados 3 postos fixos de informações em áreas restritas e novas posições de imigração e emigração, com atendimento ampliado pela manhã e à noite. Também está previsto um reforço nas equipes de limpeza e apoio ao trânsito, visando garantir maior eficiência e conforto para os viajantes.