O jornalista e escritor Ricardo Viveiros foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Geral do PEN Clube do Brasil para integrar o capítulo brasileiro da entidade, que promove a literatura e defende a liberdade de expressão. Fundado em 1921, o PEN é uma associação internacional com presença em 102 países e atua em diversas áreas relacionadas aos direitos humanos e à cultura. A escolha de Viveiros para a instituição reconhece sua trajetória de 58 anos no jornalismo e 56 na literatura, com mais de 50 obras publicadas, incluindo livros premiados nacional e internacionalmente.
Viveiros, aos 74 anos, expressou orgulho e responsabilidade pela nova missão, destacando a importância de continuar a defesa da democracia e dos direitos humanos no Brasil. Em um momento de fragilidade da democracia no país, ele reafirmou seu compromisso com a resistência contra os ataques aos valores democráticos. O autor de biografias, poesia e literatura infantojuvenil já recebeu elogios de grandes nomes da literatura brasileira, como Carlos Drummond de Andrade e Ignácio de Loyola Brandão.
A posse oficial de Viveiros no PEN Clube do Brasil será marcada por uma cerimônia solene, ainda a ser agendada, na qual ele receberá o diploma que oficializa sua adesão à organização. O PEN Clube do Brasil, fundado em 1936, é reconhecido por seu trabalho em prol da proteção de escritores perseguidos, promoção de autoras exiladas e defesa da liberdade de expressão, mantendo uma forte atuação nas questões culturais e humanistas.