Renato Gaúcho, ex-treinador do Grêmio, usou suas redes sociais para agradecer o interesse de Santos e Vasco em seu trabalho, mas revelou que, por necessidade de descanso, não pretende assumir nenhum clube no momento. O treinador justificou sua decisão dizendo que o ano de 2024 foi muito desgastante, tanto para ele quanto para sua família, e que precisa de tempo para recarregar as energias.
Apesar de conversas positivas com ambos os clubes, Renato Gaúcho afirmou que, após refletir com sua família, optou por continuar focando no descanso. O Santos, sem treinador desde a demissão de Fábio Carille em novembro, considerou a proposta do ex-treinador do Grêmio como uma opção interessante, especialmente por sua experiência e currículo vitorioso. Informalmente, Renato teria considerado a proposta do clube paulista mais vantajosa, mas a prioridade foi por um período de pausa.
Enquanto o Santos busca definir seu novo comandante, o clube segue avançando no planejamento para a próxima temporada. A diretoria renovou os contratos de Willian Bigode e Aderlan, dois jogadores que continuarão na equipe. A renovação de Bigode ocorreu automaticamente, pois ele atingiu a cláusula de 60% de participação nos jogos, enquanto Aderlan teve seu contrato renovado por uma exigência legal, mesmo estando em recuperação de uma lesão grave no joelho esquerdo.