A Receita Federal irá liberar nesta segunda-feira (30) o terceiro lote de restituições do Imposto de Renda para contribuintes que caíram na malha fina, além de contemplar as restituições residuais de anos anteriores. O valor total a ser pago chega a R$ 448,96 milhões, sendo que R$ 290,87 milhões serão destinados a contribuintes que possuem prioridade no reembolso. Esses pagamentos são direcionados a pessoas que informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida, além de grupos prioritários como idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves e cidadãos afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Este lote abrange, principalmente, 64.089 contribuintes que se destacam por ter dado informações mais rápidas e precisas na declaração de Imposto de Renda, como a chave Pix ou o uso de dados pré-preenchidos. Outros grupos prioritários incluem idosos entre 60 e 79 anos, que totalizam 27.264 contribuintes, além de 7.435 cidadãos do Rio Grande do Sul, 5.997 profissionais do magistério e 2.697 pessoas com condições específicas de saúde. Os idosos acima de 80 anos também estão entre os contemplados com maior prioridade no pagamento.
O pagamento será realizado na conta bancária ou chave Pix informada na declaração. Caso o valor não seja depositado devido a problemas com a conta, como a desativação da mesma, o contribuinte poderá agendar o crédito em outra conta de sua titularidade. Os valores ficarão disponíveis para resgaste no Banco do Brasil por até um ano, e, caso não sejam resgatados nesse prazo, o contribuinte precisará solicitar o montante por meio do Portal e-CAC.