A Receita Federal (RF) realizou a “Operação Natal Legal” em Santos, no litoral paulista, com o objetivo de combater o comércio de mercadorias irregulares e produtos fora do controle aduaneiro. A ação, realizada no dia 12 de dezembro, concentrou-se em 14 comércios da região e resultou na apreensão de 490 volumes de mercadorias avaliadas em R$ 2.669.805. A operação visou principalmente mercadorias estrangeiras não regularizadas ou que estavam no Brasil sem o devido pagamento de tributos.
Os produtos apreendidos incluíam itens como tênis, roupas, óculos, relógios, perfumes, eletrônicos, cigarros eletrônicos e bebidas alcoólicas, com destaque para mercadorias falsificadas ou de consumo proibido. A RF destacou que a ação foi realizada devido à alta movimentação de comércio exterior no Porto de Santos, o qual é considerado um dos maiores centros de comércio da América Latina.
Ao todo, 56 agentes participaram da operação, que envolveu a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Alfândega de Santos, além de servidores de outras cidades. Após a apreensão, as mercadorias foram encaminhadas para um depósito da Receita Federal em São Paulo, onde aguardam as devidas providências legais. A operação faz parte de um esforço contínuo da Receita para combater o contrabando e o descaminho na região.