Nesta quarta-feira (11), será realizada a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 para os participantes que enfrentaram problemas logísticos ou questões de saúde durante a aplicação original. As provas incluem as disciplinas de ciências da natureza e matemática, além de suas tecnologias. No segundo dia de aplicação, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, com início do exame às 13h30 e término às 18h30, podendo ser estendido em uma hora para aqueles com tempo adicional aprovado.
A reaplicação também contempla os participantes do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), com provas realizadas em 785 municípios em todo o Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 97 mil inscritos farão os exames, sendo a maioria adultos entre 21 e 45 anos, seguidos de jovens de 18 a 30 anos. Os candidatos com mais de 60 anos representam uma pequena parcela dos participantes.
Além das provas de linguagens, ciências humanas e redação, realizadas no dia 10, o Enem serve como principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, oferecendo acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni), entre outros programas. A avaliação, que ocorre desde 1998, também é utilizada para autoavaliação por estudantes que ainda não completaram o ensino médio, mas desejam se preparar para o futuro.