Na última rodada do Campeonato Brasileiro, quatro clubes lutam para evitar o rebaixamento para a Série B: Atlético-MG, Fluminense, Athletico-PR e Red Bull Bragantino. A rodada final ocorrerá no próximo domingo, com todos os jogos programados para as 16 horas. Já os times Cuiabá, Atlético-GO e Criciúma não conseguiram evitar a queda e já estão rebaixados.
Segundo análise do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Red Bull Bragantino é o time com maior risco de rebaixamento, com uma probabilidade de 67,9%. O Athletico-PR tem 16,8% de chance de cair, enquanto o Fluminense corre 11,5% de risco. Já o Atlético-MG tem uma chance de 3,8% de ser rebaixado. No entanto, cada um desses times depende apenas de si mesmo para garantir a permanência na Série A, dependendo de seus resultados na última rodada.
O Bragantino enfrentará o Criciúma, já rebaixado, em casa, e, caso vença, poderá se salvar. O Atlético-MG e o Athletico-PR terão um confronto direto, onde o vencedor se livrará do rebaixamento. O Fluminense, por sua vez, encara o Palmeiras fora de casa e, em caso de empate, garantirá sua permanência na elite do futebol brasileiro.