A Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) anunciou, na tarde de segunda-feira (30), que conseguiu efetuar o pagamento da segunda parcela do 13º salário aos seus funcionários. A liberação do recurso foi possível após a Prefeitura de Presidente Prudente transferir R$ 788 mil para regularizar a pendência. O presidente da empresa, Guilherme Rutka, informou que o pagamento foi realizado às 11h e que, até aquele momento, 50% dos funcionários que ainda aguardavam a segunda parcela receberam seus créditos.
O pagamento da segunda parcela estava previsto para o dia 20 de dezembro, mas sofreu atrasos devido a problemas financeiros relacionados a processos judiciais antigos que impactaram o fluxo de caixa da companhia. Em 23 de dezembro, a Prudenco havia comunicado que metade dos funcionários já havia sido paga e que a prioridade era para os salários menores, com a expectativa de quitação do restante até o dia 24 de dezembro. No entanto, o prazo não foi cumprido e o pagamento foi novamente adiado para 27 de dezembro.
Apesar do atraso, a empresa reafirmou que estava trabalhando para regularizar a situação o mais rápido possível. Em 27 de dezembro, Rutka assegurou que o pagamento seria concluído na segunda-feira seguinte, o que de fato ocorreu, trazendo alívio aos funcionários que estavam no aguardo da segunda parcela. A Prudenco destacou que os atrasos foram decorrentes de questões judiciais que afetaram o cronograma financeiro da companhia, comprometendo o pagamento pontual dos benefícios.