O projeto Escolas Solares, desenvolvido pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), tem como objetivo transformar o ensino de matemática, física e geografia nas escolas públicas do Rio Grande do Norte, através da implantação de mini usinas solares. A iniciativa, que recebeu R$ 1 milhão de emenda parlamentar, busca integrar o aprendizado teórico a práticas de geração de energia solar, oferecendo uma experiência mais interativa aos estudantes do Ensino Médio. Em sua primeira fase, o projeto contempla 13 escolas em diferentes municípios do estado, com a instalação de kits solares, estações solarimétricas portáteis e capacitação de professores.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio da ministra Luciana Santos, anunciou a intenção de expandir o projeto para todo o Brasil, inserindo-o no Programa Mais Ciência na Escola, lançado em 2024. A proposta tem como objetivo transformar as escolas em centros de aprendizado prático, alinhando o ensino de ciências com a utilização de tecnologias inovadoras. Além disso, o projeto contribui para a sustentabilidade, ao gerar energia solar que pode reduzir os custos com eletricidade das instituições educacionais.
A segunda fase do projeto, agora em parceria com o governo estadual, expandirá a iniciativa para mais seis escolas nos municípios de Natal, Parnamirim, Açu e Mossoró. A ação não só busca melhorar o ensino de ciências e promover a capacitação de futuros profissionais no setor de energias renováveis, como também apoia o desenvolvimento de uma nova geração de estudantes familiarizada com a indústria sustentável, fundamental para a economia brasileira. O projeto é um exemplo de como a inovação educacional pode ser aliada à sustentabilidade e ao desenvolvimento tecnológico.