A partir de uma nova portaria publicada no Diário Oficial, veículos de carga com Peso Bruto Total (PBT) superior a 36 toneladas estão proibidos de circular na MT-246, entre a MT-020 (Água Fria) e a MT-351 (Estrada de Manso), trecho de 33 quilômetros em obras de asfaltamento. A medida visa proteger a infraestrutura da rodovia, que tem sofrido com o tráfego intenso de caminhões pesados, prejudicando os trabalhos de pavimentação e causando interrupções, como a necessidade de remoção de veículos atolados.
A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informou que a restrição se deve ao início do período de chuvas, que agrava ainda mais as condições da estrada e compromete a execução das obras. Durante este período, a portaria também determina que, em caso de chuva, nenhum veículo de carga poderá transitar, até que as condições climáticas e de asfaltamento melhorem. No entanto, veículos leves, bem como os de emergência e serviços essenciais, continuam autorizados a circular sem restrições.
Embora não haja previsão para o fim da restrição, a Sinfra-MT garantiu que os trabalhos de pavimentação serão realizados no menor tempo possível. A MT-246 tem sido uma rota alternativa para os motoristas quando há interdição da MT-251, devido a obras de infraestrutura, como o retaludamento do Portão do Inferno. A medida visa melhorar a segurança e a qualidade da estrada, sem prejudicar ainda mais o andamento das obras.