O Programa Voa Brasil, lançado pelo governo federal, já beneficiou 20 mil aposentados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), permitindo que viajem para destinos nacionais com passagens aéreas a preços acessíveis. Nos últimos quatro meses, as passagens foram compradas e emitidas, com um custo de até R$ 200 por trecho. As viagens ocorreram para 77 cidades, com destaque para capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília e Salvador, que concentraram quase 80% das passagens emitidas.
As regiões Sudeste e Nordeste foram as mais procuradas, com 44% e 40% das viagens, respectivamente. O Centro-Oeste, Sul e Norte somaram, juntos, 16% das passagens. O governo destaca que o programa tem cumprido seu objetivo de ampliar o acesso ao transporte aéreo para brasileiros, especialmente para aposentados que não viajavam de avião há pelo menos um ano. As passagens são compradas exclusivamente pelo site oficial gov.br/voabrasil, garantindo proteção de dados pessoais.
Lançado no final de julho de 2024, o programa será expandido no primeiro semestre de 2025 para atender também estudantes de baixa renda. Além disso, o Ministério de Portos e Aeroportos alerta para cuidados com links fraudulentos, recomendando que o acesso ao site do programa seja feito diretamente por meio do portal Gov.br.