O Programa Aprendiz do Futuro, criado em 2021, está com inscrições abertas até o dia 30 de dezembro de 2024. Destinado a jovens de 14 a 16 anos, o programa visa promover a inclusão social, a capacitação profissional e o acesso ao mercado de trabalho para adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica e social. Idealizado pela Demà Jovem by Renapsi em parceria com o Governo de Goiás, a iniciativa combina ensino teórico e prático, além de proporcionar uma imersão cultural internacional para os participantes. O foco está em combater a evasão escolar e o desemprego, oferecendo aos jovens oportunidades de profissionalização e apoio financeiro às suas famílias.
Com uma abordagem diferenciada, o programa oferece aos jovens a possibilidade de trabalhar em funções administrativas, de informática e de apoio ao atendimento ao público em órgãos públicos como secretarias estaduais e tribunais. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o final do ano, com a exigência de que os candidatos sejam estudantes da rede pública ou bolsistas integrais em escolas particulares, além de atenderem a critérios de vulnerabilidade econômica. O programa também prioriza jovens de grupos historicamente marginalizados, como indígenas, quilombolas, afrodescendentes e pessoas com deficiência, além daqueles em medidas socioeducativas ou de proteção.
A proposta do Aprendiz do Futuro é, segundo seus organizadores, transformar a vida dos jovens ao oferecer não apenas formação profissional, mas também vivências que ampliam seus horizontes. O CEO da Demà Jovem, Juan Carlos Moreno, destaca que o programa representa uma oportunidade única para os jovens construírem um futuro digno, com visão de futuro e apoio integral. O foco está no impacto social, na alta performance e na geração de emprego e renda, proporcionando aos participantes uma chance de melhorar suas condições de vida e contribuir para a sociedade.