Seis ideias de negócios desenvolvidas por estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) concluíram mais um ciclo do programa de aceleração Esag Ventures. Vinculado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), o programa oferece mentorias, palestras e oficinas gratuitas para aprimorar propostas de negócios. Nesta edição, as startups apresentaram soluções em áreas como sustentabilidade, inteligência artificial, gestão financeira, captação de recursos públicos, mercado pet e treinamento corporativo.
Durante o evento de encerramento, o Dia de Demonstração, as equipes fizeram apresentações de até cinco minutos para especialistas do ecossistema de inovação. A iniciativa não só prepara os estudantes para atrair investidores e parceiros, mas também proporciona trocas de ideias e insights relevantes. Os avaliadores deste ano, ligados à Darwin Startups e à Fundação Certi, destacaram o potencial das propostas. Entre as startups aceleradas estão soluções que incluem automação de atendimento com IA, marketplaces para o setor pet e ferramentas para facilitar a captação de recursos públicos.
Além da aceleração, o programa oferece uma incubadora de negócios de inovação, voltada para startups em estágios mais avançados. As empresas selecionadas têm acesso a infraestrutura gratuita e orientação especializada por um ano. Desde 2021, o Esag Ventures, com o apoio de entidades como a Fapesc, reforça o compromisso de incentivar o empreendedorismo acadêmico e fortalecer o ecossistema de inovação em Santa Catarina.