A Mattel está sendo processada por um erro em suas embalagens de bonecas Wicked, que causou a vinculação acidental de um link para um site de conteúdo adulto. O processo, movido em 3 de dezembro por uma consumidora da Carolina do Sul, alega que sua filha acessou o site inadequado após comprar uma dessas bonecas, o que resultou em um impacto emocional negativo para a família. A ação é uma tentativa de obter pelo menos US$ 5 milhões em danos para qualquer pessoa que tenha adquirido o produto com o link errado.
A empresa retirou as bonecas do mercado logo após identificar o erro, mas, segundo a autora do processo, a Mattel não ofereceu reembolsos nem alternativas para as vítimas do incidente. A alegação inclui negligência e a venda de um produto inadequado para o público-alvo, já que as bonecas eram direcionadas para crianças a partir de 4 anos. Além disso, a Mattel está sendo acusada de violar as leis de proteção ao consumidor da Califórnia, devido ao erro na embalagem.
Embora a empresa tenha expressado pesar pelo incidente, ela informou que as bonecas com a embalagem correta já estão disponíveis novamente para compra. A Mattel também destacou o sucesso das suas outras linhas de brinquedos, como as bonecas associadas ao filme “Barbie”, que, junto com o lançamento de “Wicked”, geraram grande repercussão no mercado. O caso destaca a importância de um controle rigoroso sobre as embalagens de produtos infantis e as implicações de erros de marketing em grandes corporações.