No último domingo (1º), Clécio Mello, metalúrgico de Piracicaba (SP), participou do programa “Quem Quer Ser Um Milionário”, onde enfrentou a difícil pergunta sobre o ano da primeira fotografia. A alternativa correta era 1826, na França, quando o inventor Joseph Nicéphore Niépce produziu a famosa imagem “Vista da Janela em Le Gras”, utilizando uma técnica chamada heliografia. Apesar da dificuldade da pergunta, Clécio preferiu garantir os R$ 500 mil já conquistados e abandonar a disputa.
A história da fotografia remonta a séculos de experimentos e avanços científicos. Niépce, que também contribuiu com a invenção do motor de combustão interna, usou betume da Judeia sobre uma placa de estanho, expondo-a à luz para criar a primeira imagem permanente. Embora muitas alternativas sobre o surgimento da fotografia mencionem datas mais recentes e países como Bélgica, Inglaterra e Alemanha, foi na França que a fotografia realmente começou a se desenvolver.
O Brasil também desempenhou um papel importante nesse campo, com o francês Hercule Florence realizando experimentos semelhantes em Campinas, em 1832. Florence chegou a usar o termo “photographie” antes de sua popularização na Europa, mas suas descobertas não foram reconhecidas na época. Somente em 1976, mais de 140 anos depois, o pesquisador Boris Kossoy comprovou a relevância do trabalho de Florence para a história da fotografia.