O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido a uma nova cirurgia na cabeça após sentir dores intensas e realizar exames médicos, que indicaram uma hemorragia intracraniana decorrente de uma queda sofrida em outubro. Inicialmente atendido em Brasília, Lula foi transferido para São Paulo, onde passou por um procedimento para drenagem do hematoma. A cirurgia foi concluída com sucesso e, no momento, o presidente se encontra bem, em monitoramento em uma unidade de terapia intensiva (UTI).
De acordo com o boletim médico, a operação transcorreu sem complicações, e o presidente segue em observação. A equipe de saúde destacou que a agenda de compromissos do presidente foi cancelada integralmente, incluindo reuniões com ministros e uma visita ao primeiro-ministro da Eslováquia. As novas orientações indicam que Lula permanecerá em São Paulo por tempo indeterminado.
A situação médica de Lula causou ajustes em sua agenda, que foi divulgada previamente, mas foi alterada devido à necessidade de cuidados. A equipe presidencial garantiu que o estado de saúde do presidente é estável, e novas atualizações devem ser fornecidas conforme o progresso de sua recuperação.