O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu seus 38 ministros para um almoço de confraternização, realizado nesta sexta-feira (20), no Palácio da Alvorada. O encontro, que começou por volta das 13h e durou cerca de duas horas, não teve declarações à imprensa. A reunião foi a última do ano, ocorrendo um dia após o presidente retornar a Brasília, após passar por procedimentos de saúde em São Paulo.
Lula havia se submetido a uma cirurgia em 10 de dezembro, após um acidente doméstico ocorrido no dia 19 de outubro, quando sofreu uma queda e bateu a cabeça. O incidente resultou em um hematoma, que precisou ser drenado entre o crânio e o cérebro. Após a cirurgia, Lula passou por outro procedimento para reduzir o risco de novos hematomas. A equipe médica liberou o presidente para retomar suas atividades normalmente, com a orientação de evitar exercícios físicos por um período.
A previsão é que o presidente passe as festas de fim de ano em Brasília, na capital federal, onde continuará a se recuperar. Embora tenha superado as complicações decorrentes do acidente, Lula permanece sob acompanhamento médico para garantir a completa recuperação.