O presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua se recuperando em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após ser submetido a um procedimento para tratar um sangramento intracraniano. De acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, ele está lúcido, orientado e já se alimentou bem, além de ter recebido visitas de familiares. O presidente permanece em observação e seu quadro é considerado estável.
Lula foi internado na segunda-feira (9/12) após sentir fortes dores de cabeça. Exames realizados na unidade de Brasília do hospital indicaram a presença de um sangramento na cabeça, o que levou à transferência para a unidade de São Paulo, mais equipada. Na madrugada de terça-feira (10/12), ele passou por uma cirurgia para retirar o sangue acumulado, que estava causando risco de compressão cerebral. Um dreno foi colocado após o procedimento para ajudar no escoamento de secreções.
Na manhã de quinta-feira (12/12), o presidente passou por uma embolização de artéria para evitar novos sangramentos. Ele também fez outros exames à tarde, e a expectativa é que ele retorne a Brasília na próxima semana, conforme o boletim médico do hospital.