O presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde está recebendo cuidados médicos após uma queda no Palácio da Alvorada, ocorrida em outubro. Ele passou por dois procedimentos cirúrgicos nesta semana, incluindo uma craniotomia e uma embolização de artéria meníngea média, ambos realizados com sucesso. O boletim médico, divulgado neste sábado (14), indica que Lula segue lúcido e em boas condições gerais, realizando atividades como caminhar e se alimentar normalmente. Sua alta está prevista para a próxima terça-feira (17).
Na última sexta-feira (13), o presidente foi filmado caminhando pelo hospital, após ser transferido da UTI. Esse foi o primeiro registro público de sua recuperação desde sua internação. O médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho, destacou que a segunda cirurgia foi bem-sucedida e que o presidente tem respondido bem ao tratamento. A equipe médica, liderada também pela infectologista Ana Helena Germoglio, segue acompanhando a evolução do quadro clínico do mandatário.
O incidente que levou à internação do presidente resultou em hematomas no crânio, sendo que um deles já foi absorvido pelo organismo. O médico Rogério Tuma afirmou que Lula está apto para retomar suas atividades cotidianas, embora tenha sido recomendado evitar esforços físicos e mentais excessivos. Durante o período de internação, as visitas ao presidente continuam restritas, com exceção de familiares próximos, incluindo a primeira-dama. A expectativa é que Lula retorne à Brasília na próxima semana.