O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta terça-feira (31), a nomeação de Gabriel Galípolo para o cargo de presidente do Banco Central (BC), com mandato a partir de 1º de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2028. A decisão foi formalizada por meio de um Decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU). Galípolo ocupará o posto em substituição a Roberto Campos Neto, cujo mandato chega ao fim neste ano.
Além da nomeação de Galípolo, o governo também anunciou os nomes de três novos diretores do Banco Central. Izabela Moreira Correa foi indicada para a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, enquanto Gilneu Vivan assumirá a Diretoria de Regulação do Sistema Financeiro. Ambos exercerão seus mandatos até o final de 2028. Nilton David foi nomeado para a Diretoria de Política Monetária, com mandato até 28 de fevereiro de 2027, período durante o qual ocupará a vaga aberta com a nomeação de Galípolo.
O BC esclareceu que não está prevista cerimônia de posse para o novo presidente e os três diretores. A nomeação de Galípolo e dos novos diretores marca uma mudança importante na liderança do Banco Central, que terá um novo comando a partir do próximo ano, mantendo continuidade na gestão das políticas monetária e financeira do país.