O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja realizar uma reunião ministerial de fim de ano nesta sexta-feira, 20 de dezembro. Inicialmente, o encontro estava previsto para o dia 19, mas foi adiado devido a procedimentos médicos que o presidente teve que realizar para tratar uma hemorragia intracraniana, decorrente de um acidente doméstico ocorrido em outubro.
Padilha, que esteve em São Paulo para uma reunião com Lula, destacou que o presidente se encontra em boa recuperação. Segundo o ministro, Lula está bem disposto, conversando normalmente, e a equipe médica confirmou que sua recuperação segue sem complicações. O encontro ministerial, apesar de confirmado para o dia 20, ainda não tem o formato definido, aguardando a avaliação final da equipe médica sobre a saúde do presidente.
Além disso, Padilha enfatizou que o presidente continuará sob acompanhamento médico, mesmo com a realização da reunião. Lula deverá permanecer em São Paulo até quinta-feira para realizar exames de acompanhamento. A equipe médica segue avaliando a saúde do presidente, mas a previsão é de que ele retorne a Brasília para o encontro com os ministros no dia 20.