Na cerimônia do Prêmio Paralímpicos 2024, realizada em São Paulo, Gabriel Araújo e Carol Santiago foram reconhecidos como os melhores atletas do ano. Gabrielzinho, de 22 anos, brilhou nos Jogos Paralímpicos de Paris, conquistando três medalhas de ouro na natação, enquanto Carol, de 39 anos, se tornou a maior campeã paralímpica da história do Brasil, somando 10 pódios, incluindo três ouros. Ambos destacaram a importância de suas conquistas, que marcaram suas trajetórias e trouxeram um enorme reconhecimento para o esporte paralímpico nacional.
O evento também celebrou a trajetória de atletas como Giovanna Boscolo, que foi eleita “Atleta da Galera” após sua medalha de bronze em Paris no lançamento de club, e Rebeca Silva, que recebeu o prêmio de “Atleta Revelação”. A cerimônia ainda homenageou Joana Neves, a multimedalhista falecida este ano, com o troféu “Memória Paralímpica”, um reconhecimento póstumo por sua contribuição histórica ao Movimento Paralímpico.
Além das premiações individuais, Fábio Vasconcelos e Amaury Veríssimo foram destacados como os Melhores Treinadores de Modalidades Coletivas e Individuais, respectivamente, pelos seus trabalhos à frente das seleções de futebol de cegos e de modalidades individuais. O evento reafirmou a importância do esporte paralímpico e o reconhecimento das grandes conquistas de atletas e treinadores brasileiros.