A decoração natalina instalada na Praça São José, em Osvaldo Cruz (SP), foi alvo de vandalismo nos últimos dias, com furtos de fios elétricos e danos aos enfeites, como o corte dos filamentos das luzes de Natal. A Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade manifestaram indignação e preocupação com os atos criminosos, que têm prejudicado a ornamentação e a segurança do espaço público, habitual ponto de atração e encantamento para moradores e visitantes durante as festas de fim de ano.
Além dos furtos que demandaram reparos nas instalações, os danos à decoração têm atrasado a inauguração da praça decorada, um dos principais símbolos da cidade no período natalino. O Poder Executivo destacou o impacto negativo desses atos tanto para a comunidade quanto para o trabalho realizado para proporcionar um ambiente festivo para todos. A Prefeitura também afirmou que as ações de vandalismo têm dificultado a continuidade do projeto e a manutenção do espaço.
Em nota, o Executivo fez um apelo à população para que denuncie qualquer ato de vandalismo ou furto aos números das polícias Militar (190) e Civil (197). O objetivo é identificar e responsabilizar os responsáveis, protegendo o patrimônio público e garantindo que a magia do Natal seja preservada para todos os cidadãos de Osvaldo Cruz. A colaboração da comunidade é vista como essencial para combater a criminalidade e manter o espírito natalino vivo na cidade.