A Prefeitura de Manaus informou que a liberação para banho na Praia da Ponta Negra será possível devido à subida do nível do Rio Negro, que ultrapassou a cota de emergência de 16 metros. A interdição da praia, que estava em vigor desde 17 de setembro devido a condições inadequadas para o banho, se deve ao impacto da seca severa e à proximidade do leito natural do rio, que pode gerar desníveis e outros riscos para os banhistas. Na terça-feira (24), o nível do Rio Negro chegou a 17,09 metros, o que possibilitou o anúncio da reabertura da área.
O anúncio oficial sobre a liberação do banho será feito nesta quinta-feira (26), no anfiteatro do complexo turístico da Ponta Negra. No entanto, ainda não foram especificados os horários exatos em que a praia estará liberada para uso. Apesar disso, a área segue interditada, e, durante o feriado de Natal, a equipe da Rede Amazônica flagrou banhistas desrespeitando as placas e cercas de interdição, com sinais de vandalismo nos avisos.
A interdição da praia foi uma medida de segurança, baseada em laudos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Corpo de Bombeiros, que identificaram riscos devido às alterações no terreno. A medida também é parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público, que estabelece normas para o uso da praia e permite a interdição sempre que as condições apresentarem risco para a saúde pública.