A Prefeitura de Manaus, por meio da Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), iniciou na segunda-feira (9) as inscrições para o processo seletivo do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2025. Os interessados têm até o dia 16 de dezembro para se inscrever, acessando o site oficial do programa. A seleção oferece mais de 47 mil vagas em 88 cursos de nível superior, distribuídas entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. As vagas estão disponíveis nas modalidades de compensação tributária, com descontos de até 100% nas mensalidades, e voluntária, sem descontos de impostos.
O programa visa ampliar o acesso ao ensino superior, especialmente para famílias de baixa renda que não têm condições de arcar com as mensalidades das universidades privadas. Para participar, os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou estar prestes a concluir até 31 de dezembro de 2024, não possuir diploma de curso superior e não estar matriculados em instituições públicas de ensino superior. O edital também detalha que beneficiários de programas de graduação já mantidos pelo poder público ou por iniciativa privada estão excluídos da seleção.
A Espi também divulgou uma retificação no edital, publicada no Diário Oficial do Município de 6 de dezembro, para corrigir informações sobre algumas instituições de ensino. Apesar disso, a maioria das informações permanece inalterada. O diretor-geral da Espi, Raimundo Pimentel Filho, destacou a importância de uma leitura cuidadosa do edital para garantir que os candidatos atendam a todos os requisitos. Este é o maior edital do programa, com o número recorde de vagas oferecidas.