O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, divulgou nesta sexta-feira (13) uma série de mudanças em sua equipe de governo, que entram em vigor no ano de 2025. O Partido dos Trabalhadores (PT) será o primeiro a assumir importantes pastas, incluindo a Secretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, com Adilson Pires, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, com a vereadora Tainá de Paula. Além disso, o PT assumirá a Fundação Parques e Jardins, com Ricardo Pinheiro como novo secretário. Essas alterações fazem parte de uma reestruturação administrativa do município.
O prefeito também optou por manter vários secretários em seus cargos, destacando a continuidade de Helena Werneck na Secretaria da Pessoa com Deficiência, Renan Ferreirinha na Educação, e Daniel Soranz na Saúde. Máina Celidonio permanecerá na Secretaria de Transportes, enquanto Cláudia Secin seguirá à frente da Mobi-Rio. Outros nomes que se mantêm na administração incluem Andrea Richet na Fazenda e Guilherme Scheleder na Secretaria de Esportes. Já Lucas Padilha será remanejado para a Cultura, e a nova função de Jessik Trairi ainda está indefinida.
Além das mudanças já confirmadas, o prefeito anunciou novos responsáveis por diversas áreas. Édson Menezes assumirá a Integração Governamental, Leandro Matielli será o novo chefe da Casa Civil e Luiz Ramos Filho ficará à frente da Defesa dos Animais. Outras alterações incluem nomes como Sidney Levy, que será o responsável pela Invest.Rio, e Jorge Arraes, que será remanejado para a Comlurb. A reestruturação também envolve a criação de novos cargos e ajustes nas funções de diversas secretarias, com foco na eficiência e na ampliação dos serviços públicos para a população.