A posse dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nas eleições de outubro no Ceará está marcada para o dia 1º de janeiro de 2025. Em todo o estado, os 184 municípios já têm seus eleitos reconhecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e se preparam para iniciar os mandatos dos novos gestores municipais para os próximos quatro anos.
A cerimônia de posse ocorrerá de maneira conjunta, com a presença dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, e será regida pelas normas estabelecidas pela Lei Orgânica de cada município, além dos detalhes específicos previstos no Regimento Interno das Câmaras Municipais locais. Esses processos variam de acordo com as especificidades de cada cidade, mas seguem um procedimento legal padronizado para garantir a regularidade e a formalidade da posse.
Além disso, o prazo para a diplomação dos eleitos, que é um passo fundamental para a posse oficial, terminou no dia 19 de dezembro. A cerimônia de posse representa o início dos novos mandatos, em um momento crucial para a política local, com a expectativa de que os novos gestores iniciem suas gestões com foco no cumprimento das promessas de campanha e no desenvolvimento de suas respectivas cidades.